Laboratório Virtual - Ferramentas para Análise e Treinamento

Neste item o usuário encontra diferentes ferramentas para visualização e manipulação de imagens de satélites e ainda para treinamento em meteorologia por satélite. Damos destaque ao SIGMACast desenvolvido pelo INPE/CPTEC/DSA.

VISITview

Utilizado para preparar e difundir material para treinamento via Internet. Este é um aplicativo que permite ao usuário reunir e apresentar sessões de treinamento à distância em tempo real através da Internet. VISIT significa Virtual Institute for Satellite Remote Training. Para saber mais visite a página do VISITview.

HYDRA

Utilizado para investigar dados multiespectrais. Este é um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Engenharia e Ciência Espacial (Space Science and Engineering Centre) localizado na Universidade de Wisconsin. Este aplicativo é utilizado para exibir e manipular dados multiespectrais. Em particular permite cálculos aritméticos utilizando diferentes canais, cortes transversais ao longo da imagem e gráficos de dispersão. Para saber mais acesse o site

McIDAS

Este é um pacote de programas também desenvolvido pelo Centro de Engenharia e Ciência Espacial (Space Science and Engineering Centre) para visualização e manipulação de dados meteorológicos, particularmente dados de satélites. Para mais informações visite a página do McIDAS.

EUMETSAT

Página com diferentes ferramentas de treinamento (EUMeTrain, EUMETCAL, MeteoCal).

SIGMACast

Este é um software de visualização e análise de produtos de sensoriamento remoto da atmosfera (satélites meteorológicos e ambientais e radar) baseado em tecnologias de GIS (Geographic Information System) Open Source em ambiente Web para análise e publicação de dados espaciais, vetoriais e mapas de aplicações dinâmicas.

GMT

The Generic Mapping Tools é uma ferramenta Open Source de visualização e análise de dados espaciais. Trabalha por linhas de comando e tem interface com uma gama de bibliotecas geoespaciais como o GDAL.

ILWIS

Integrated Land and Water Information System é o SIG open source de interface amigável.